Instituto Pensar - Iniciativa carioca apoia candidaturas de mulheres e negros

Iniciativa carioca apoia candidaturas de mulheres e negros

por: Mônica Oliveira 


A iniciativa da formação surgiu a partir de dados revelados pelo Mapa da Desigualdade

A iniciativa carioca Giro 2020, encampada pela Casa Fluminense e a Fundação Cidadania Inteligente, abriu inscrições para curso de formação para pré-candidaturas nas eleições municipais de 2020. O curso, online, é gratuito e atenderá aos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

As inscrições vão até o dia 11 de agosto pelo site giro2020.org. O resultado será divulgado no dia 14 de agosto e a seleção será feita de acordo com o edital.

Durante duas semanas, serão 23 vídeo-aulas com especialistas em diversos conteúdos de políticas públicas. A metodologia irá priorizar temas prioritários para as cidades como mobilidade, saneamento, saúde e redução das desigualdades.

Além dos tópicos de políticas públicas, haverá dois módulos específicos sobre estratégias de marketing e comunicação, e outro sobre financiamento de campanhas.

A iniciativa

O projeto de apoio a candidaturas de pessoas negras e mulheres surgiu a partir de dados revelados pelo Mapa da Desigualdade, elaborado pela Casa Fluminense. Os apontamentos indicam uma sub representação desses segmentos nas eleições.

De acordo com a análise, esse cenário é recorrente, especialmente quando se trata da presença de mulheres e pessoas negras nas casas legislativas.

Segundo o Alma Preta, a população da Região Metropolitana do Rio é composta 52,86% de mulheres e 52,78% de pessoas negras. Porém, essa representação populacional não está refletida na composição do legislativo municipal.

Dos 388 vereadores eleitos em 2016, apenas 7,2% são mulheres e 37% são pretos ou pardos. Oito das 22 cidades não contam com nenhuma vereadora.

"Os conteúdos que compõem a Formação Giro 2020 estão alinhados com a nova Agenda Rio 2030, conjunto de propostas de políticas públicas que refletem as prioridades das cidades e pautam a melhoria das condições de vida da população. A partir de diagnósticos apontados no Mapa da Desigualdade 2020, o percurso formativo vai demonstrar como o investimento em políticas urbanas e infraestrutura está relacionado com o desenvolvimento sustentável e inclusivo das cidades”, afirma o coordenador executivo da Casa Fluminense, Henrique Silveira, ao Alma Preta.

Com informações do Alma Preta



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: